segunda-feira, 29 de junho de 2009

Instituição



PROPOSTA PEDAGÓGICA
NOSSA MISSÃO
O Colégio tem por missão contribuir para a constante melhoria das condições educacionais a população, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos num ambiente criativo, inovador e respeito ao próximo.
NOSSOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos;
Modernizar a gestão da escola
A Proposta Pedagógica do Colégio João Xavier é oferecer um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na Escola, bem como a sua formação, tendo como princípio o resgate à auto-estima, aos valores e atitudes que possibilitem o mesmo a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética de inter-relação pessoal a de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania, ou seja, formar cidadãos críticos e participativos, capazes de agir na transformação da sociedade, direcionando o nosso trabalho para o aperfeiçoamento profissional contínuo através de cursos e estudos, analisando a realidade da escola que temos buscando a escola que queremos.
OBJETIVO GERAL
O Colégio João Xavier Ferreira visa integrar o educando à sociedade como um ser social que faz parte da mesma, sendo capaz de dizer não às drogas, refletir sobre o consumismo, contribuir para o crescimento dele próprio, respeitar as diferenças individuais dentro de um processo ensino-aprendizagem onde ele seja capaz de enfrentar os desafios da vida, tornando-se um agente de transformação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos constituem o ponto de partida para se refletir sobre qual é a formação que se pretende que os alunos obtenham e quais as possibilidades que a nossa escola oferece para tanto; portanto, os nossos objetivos são:
- Utilizar diferentes linguagens verbais, matemáticas, gráficas, plásticas corporal como meio para expressar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais;
Dar condições necessárias para promover o crescimento intelectual e o bem estar do aluno, respeitando-o e interagindo com outros mecanismos do desenvolvimento, fazendo com que esse aluno participe ativamente das decisões em sua comunidade como um todo sóciopolítico e cultural;
Desenvolver a capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades na formação das atitudes e valores; Oferecer oportunidades de acesso à escola, a capacidade de dominar a leitura, a escrita e os cálculos; Oferecer aos alunos um ensino de qualidade, dando assistência prioritária aos alunos portadores de necessidades especiais.
VISÃO
O Colégio João Xavier Ferreira para fazer frente às transformações que ocorrem em escala mundial, pretende ofertar uma educação de qualidade, oferecendo a seus alunos formação cultural e científica que possibilita o contato deles com a cultura provida pela ciência, pela técnica, pela linguagem, pela estética, pela ética, combatendo a exclusão econômica, política, cultural e pedagógica.
Pretendemos também cumprir funções que não são providas por nenhuma outra instância, como, formação geral básica que é ler e escrever, formação científica, estética e ética. Uma escola onde os alunos aprendam a atribuir significados às mensagens e informações recebidas de fora, dos meios de comunicação e da vida cotidiana.
Enfim, com essa escola pretendemos desenvolver em nossos alunos a capacidade cognitiva e operativa por meio dos conteúdos escolares. Desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a imaginação, não esquecendo da formação para a cidadania crítica com capacidade para interferir na realidade e transformá-la. E ainda, pretendemos construir vínculos com a comunidade em geral e em especial com as famílias que integram nossa escola.
HISTÓRICO
O Colégio João Xavier Ferreira foi criado pela Lei 9977/86. O seu funcionamento aconteceu no ano de 1985, onde atendia alunos do Ensino Fundamental, primeira e segunda fase e Médio. O Ensino Médio era formado pelos Cursos Técnicos em Contabilidade e Magistério. A sua criação foi necessária para atender a procura de novas vagas que surgiram na rede Estadual de Ensino. O Colégio era conhecido como Escola Delmira Xavier Machado e só depois com a publicação no Diário Oficial é que passou a chamar Colégio João Xavier em homenagem ao pai da então primeira Dama do município, Profª. Delmira. A primeira diretora foi Dianira Carvalho Xavier Nascimento, que permaneceu até 1988, seguido dos demais diretores:
Elizabeth Neves Deitz Ferreira - 1989/1990
Cleusa Souza Pereira 1991
Sebastiana Ster Dietz 1992/1993
Francelina Paes Maciel 1994/1998
Marlene Gonçalves de Carvalho – 1º semestre 1999
Joana Paula Parreira Alves - 2º semestre de 1999 até maio de 2000
Anacláudia Pereira Lima David – de maio até julho de 2000
Dianira Xavier Carvalho Nascimento – de agosto até dezembro de 2000
Lúcia Jorge Carneiro – 2001 até julho de 2003
Márcio José Pereira – de agosto de 2003 até julho de 2007
O atual diretor é Fábio Pereira Santos que assumiu em agosto de 2008.
Obs.: Os diretores (as): Cleusa Souza Pereira, Lúcia Jorge Carneiro, Márcio José Pereira e Fábio Pereira Santos foram eleitos pela comunidade Escolar para sua respectivas gestões e os demais nomeados para cargo em comissão. A primeira Secretária Geral foi, Maria Alves da Conceição, que assumiu em 1985 e permaneceu até 1986, seguida das demais secretárias:
Matildes Fernandes da Silva -1987/1991
Francelina Paes Maciel – 1992/1993
Ana Maria Pereira de Sousa – 1994/1996
Osvanir Rocha de Souza – 1997/1998
Joana Paula Parreira Alves – 1999 (Primeiro semestre)
Anacláudia Pereira Lima David – 2º semestre de 1999 até dezembro de 2000
Ana Maria Pereira de Souza – 2001 até julho de 2001
Maria Mírcia de Lima Xavier – agosto de 2001 até julho de 2007.
A atual Secretária Geral é Matildes Fernandes da Silva
PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO
1. Maria Madalena de Lima 2. Nilma Machado Xavier 3. Alminda Ferreira Maia do Carmo 4. Iraídes Gonçalves de Lacerda Maciel 5. Luciene Maria Lacerda 6. Ivone Ferreira do Vale 7. Cecília Maria Neves Feitosa 8. Joselma Ferreira de Assunção Fernandes 9. Raquel Neres Cortes 10 Aparecida Dizélha Cunha Gomes 11. Deuzuita Moreira Pereira 12. Amélia Maciel Assunção Xavier 13. Matildes Fernandes da Silva 14. Diômar Maciel Araújo 15. Aissar Jabur Maluf 16. Maria Mirtes Fernandes Oliveira Santana 17. Susete Fernandes Faria 18. Gaspar Soares Faria 19. José Carlos de Oliveira 20. Maria Carolina Xavier Maciel Silva 21. Magda Jabur Maluf 22. Maria Aparecida Campos Ramalho 23. José Aílton Xavier Maciel 24. Lázaro Antônio de Oliveira 25. Anacláudia Pereira Lima David 26. Rafael Rodrigues Morais
CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA
O Colégio atende alunos de todos os setores da cidade, principalmente da Vila Nova, onde ele é edificado. O Setor vila Nova é um setor urbanizado e bem centralizado na cidade, com suas residências de alvenarias, que recebem iluminação pública da CELG e água tratada da SANEAGO. Suas ruas são todas pavimentadas, apesar de possuir uma rede de comércio bastante amplo e um setor residencial, onde residem pessoas de todas as classes sociais. O setor é servido de várias instituições religiosas. A saúde é assistida por agentes de saúde e pelo Posto de saúde da Família.
INFORMAÇÕES SOBRE CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO LEGAL
Lei de criação: nº. 9977 Data: 01/01/1986 Lei de reconhecimento: Portaria 11066 Data: 01/01/1989 Lei de denominação nº. 9937 Data: 23/12/1985 Modalidade de ensino: Ensino fundamental e Médio Condição do prédio: Próprio Regularização do Patrimônio imóvel: doação Escritura pública de doação: 19/03/1981 Folhas 171/173 livro 24 do Cartório de 1º Ofício
POLÍTICA EDUCACIONAL
A prática educativa da escola visa colaborar ma formação do educando em sua totalidade, incentivando a busca do conhecimento, da cidadania, da criticidade e dos valores morais. Além disso, procura proporcionar aos alunos atividades que tenham caráter de confronto, desafio e experimentação, para que o sujeito sinta a necessidade da busca e o prazer do encontro, e seja encorajado a ser, a conhecer, a fazer e a conviver.
CURSOS QUE A ESCOLA MINISTRA
O Colégio João Xavier Ferreira, oferece as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano e Ensino Médio educando para apropriação dos conteúdos escolares e a socialização, favorecendo a aquisição de uma visão mais claras e unificadoras da sociedade, partindo de senso comum ao senso crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário